AGENTE AZUL / AGENT BLUE

26-11-2020

O JOGO

Este é um típico jogo de arcade para o Spectrum 48K (sem música) / 128K (com música AY) feito usando o AGDX (uma versão modificada do Arcade Game Designer 4.7) e o AGDMusicizer II.

O personagem principal - o jogador - é o Agente Azul.

THE GAME

This is a typical arcade game for Spectrum 48K (no music) / 128K (with AY music) made using AGDX (a modified version of Arcade Game Designer 4.7) and AGDMusicizer II.

The main character - the player - is Agent Blue.



ACÇÃO DO JOGO

O jogo está dividido em 2 partes (2 ficheiros), correspondendo a missões de resgate diurnas (1 a 10) e nocturnas (11 a 20).
Cada parte tem 10 níveis jogáveis, correspondendo a 10 missões de resgate que o Agente Azul tem que levar a cabo.

Em cada missão, o Agente Azul tem que resgatar o respectivo refém das garras dos seus raptores.

Assim, o Agente Azul terá que percorrer as instalações do cativeiro, apanhar chaves para abrir as respectivas portas e finalmente libertar e conduzir o refém até ao carro de fuga.

O carro de fuga aparecerá quando Agente Azul tiver libertado o refém e tiver recolhido os 3 envelopes que contêm o código para a missão seguinte e que se encontram espalhados pelas instalações.

O Agente Azul inicia a missão com 5 vidas e com 3 balas (projécteis/munições) na sua pistola, mas pode recolher conjuntos de 3 balas que se encontram espalhados no cenário da acção.

Mas a tarefa do Agente Azul não está nada facilitada.
Nos cativeiros vai encontrar os raptores, também eles armados e que não pedem licença para disparar sobre ele.
Cada tiro que o atinge tira-lhe 25% de vida.
Chegando a 0, o jogador perde 1 vida e a missão é reiniciada.

Já o refém, quando atingido a tiro, morre. O jogador reinicia a missão com menos 1 vida.

Para evitarem serem atingidos, tanto o Agente Azul como o refém (caso esteja junto ao a ele) podem baixar-se até ao chão, posição que não impede o Agente Azul de disparar contra os bandidos.

Caso o Agente Azul ou o refém em fuga sejam apanhados por um dos bandidos, a missão é novamente iniciada e o jogador perderá 1 vida.

Há que tomar também cuidado com as lâminas cortantes que liquidam na hora tanto o Agente Azul como o refém, caso lhes toquem.
Resultado? Missão reiniciada e menos 1 vida.

Perdendo todas as vidas, o jogo acaba.
No canto inferior direito pode ver-se o retrato do Agente Azul e do refém.

Entre os dois encontra-se uma coluna que vai sendo preenchida com pontos de interrogação [?], um por cada envelope recolhido.

No final, quando Agente Azul e refém estiverem a salvo no caro de fuga, aparecerá no lugar dos pontos de interrogação [?] o código para a missão seguinte (útil, caso queiram interromper o jogo sem ter que voltar ao início para recomeçar).

O código da primeira missão é MMM

Por baixo dos retratos, a energia vital do jogador, o número de vidas e o número de munições.


PLAYING THE GAME

The game is divided into 2 parts (2 files), corresponding to daytime (1 to 10) and nighttime (11 to 20) rescue missions.
Each part has 10 playable levels, corresponding to 10 rescue missions that Agent Blue has to carry out.

In each mission, Agent Blue must rescue the respective hostage from the clutches of his abductors.

Thus, Agent Blue will have to go through the captivity facilities, collect keys to open the respective doors and finally free and lead the hostage to the escape car.

The escape car will appear when Agent Blue has released the hostage and has collected the 3 envelopes that contain the code for the next mission and that are scattered around the premises.

Agent Blue starts the mission with 5 lives and 3 bullets (projectiles/ammunition) in his pistol, but he can collect sets of 3 bullets that are scattered in the action scene.

But Agent Blue's task is not made any easier.
In captivity he will find the kidnappers, also armed and who do not ask for permission to shoot him.
Each shot that hits him takes 25% of his life.
Upon reaching 0, the player loses 1 life and the mission is restarted.

The hostage, when shot, dies. The player restarts the mission with 1 life less.

To avoid being hit, both Agent Blue and the hostage (if next to him) can lower themselves to the ground, a position that does not prevent Agent Blue from shooting at the bandits.

If the Agent Blue or the fleeing hostage is caught by one of the bandits, the mission is started again and the player will lose 1 life.

Care must also be taken with the cutting blades that instantly kill both Agent Blue and the hostage if they touch them.
Result? Mission restarted with 1 life less.

Losing all lives, the game is over.
In the lower right corner you can see the portrait of Agent Blue and the hostage.

Between the two is a column that is being filled with question marks [?], one for each envelope collected.

In the end, when Agent Blue and hostage are safe in the escape car, the code for the next mission will appear in place of the question marks [?] (useful, in case you want to interrupt the game without having to go back to the beginning to start over).

The first mission code is MMM

Below the portraits, the player's vital energy, the number of lives and the number of ammunition.


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CONTROLOS

O personagem pode ser movido usando apenas o teclado, cujos controlos são os seguintes:

  • Q para SUBIR
  • A para DESCER / DEITAR
  • O para ESQUERDA
  • P para DIREITA
  • M para DISPARAR
  • ESPAÇO para SALTAR
  • X para DESISTIR DO JOGO

    X
    + A simultaneamente para reiniciar a missão sem perder 1 vida

CONTROLS

The character can be moved using only Keyboard, whose controls are as follow:

  • Q for UP
  • A for DOWN / LYING
  • O for LEFT
  • P for RIGHT
  • M for SHOOT
  • SPACE for JUMP
  • X for QUIT GAME

    X + A simultaneously to restart the mission without losing 1 life


CRÉDITOS

Autores: José Silva e Jaime Grilo

Ferramentas:
- Arcade Game Designer eXpert (AGDX) da AGDLabs (uma   versão modificada do Arcade Game Designer (AGD) 4.7 de Jonathan Cauldwell)
- AGDMusicizer II por David Saphier
- ZX Paintbrush
- ZX Block Editor

Tela de carregamento (loading screen) por José Silva

Música por IK (Artur)

Fonte: zx spectrum default

Jogo testado por André Luna Leão

CREDITS

Authors: José Silva and Jaime Grilo

Tools:
- Arcade Game Designer eXpert (AGDX) by AGDLabs (a mod version of Arcade Game Designer (AGD) 4.7 by Jonathan Cauldwell)
- AGDMusicizer II by David Saphier
- ZX Paintbrush
- ZX Block Editor

Loading Screen by José Silva

Music by IK (Artur)

Font: zx spectrum default

Game tested by André Luna Leão



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