J.E.P. - RESTLESS ANDRE (versão portuguesa)

16-03-2019


O JOGO

Jogo realizado para a revista ESPECTRO n.º 4.

Este é um típico jogo de arcade para o Spectrum 48K (sem música) / 128K (com música AY) feito usando o AGDX (uma versão modificada do Arcade Game Designer 4.7) e o AGDMusicizer II.

O personagem principal - o jogador - é o André. Aliás... O Irrequieto André - conhecido como Restless Andre.

O André foi desafiado a recolher vários tipos de pedras preciosas, espalhadas por vários cenários e não recusou o desafio.


ACÇÃO DO JOGO

O jogo tem 19 níveis jogáveis.

Em cada um deles, o André tem que apanhar, além das pedras preciosas para a sua colecção, todos os módulos de acesso para que o portal de acesso ao nível seguinte se abra.
Caso perca 1 vida, terá que apanhar novamente todos os módulos espalhados pelo nível.

Apanhar as pedras preciosas e os módulos de acesso fazem aumentar a pontuação.

Consoante os ambientes, o André poderá nadar, conduzir um buggy, pilotar um avião ou ainda pilotar uma pequena nave espacial.

Mas a tarefa do André não está nada facilitada.
Percorrendo uma panóplia de diferentes ambientes, o André vai encontrar diversos obstáculos que o tentam impedir de ter sucesso na sua missão e que, caso lhe toquem, retiram-lhe 1 vida:
- raias
- tubarões
- ouriços do mar
- buggys
- remoinhos (o gerador de remoinhos é inofensivo)
- carros de polícia
- aviões
- helicóptero
- pequenas naves espaciais
- sondas espaciais
- nave-mãe espacial e seus lasers
- faixas intermitentes.

Há também que ter em conta as nuvens e as poeiras cósmicas, que atrasam a progressão do nosso irrequieto personagem.

O ecrã do jogo está verticalmente dividido em 2:
- o ambiente do jogo em si (lado esquerdo, 3/4)
- o registo de vidas, pontuação e pedras preciosas recolhidas (lado direito, 1/4).

O jogo começa com 7 vidas, encontrando-se ao longo do jogo mais 2 vidas extra.

Perdendo todas significa FIM DO JOGO.

CONTROLOS

O personagem pode ser movido usando o teclado, Kempston Joystick ou Sinclair.
Seleccione o tipo de controlo desejado pressionando 1, 2 ou 3 no menu.
Pode ainda REDEFINIR TECLAS pressionando R no Menu.

Os controlos do teclado são os seguintes:

  • Q para CIMA
  • A para BAIXO
  • O para ESQUERDA
  • P para DIREITA
  • M para ENTRAR NOS PORTAIS
  • ESPAÇO para PAUSA

DICA:
Quando o jogador está em movimento numa direcção e se quer pará-lo em determinado sítio sem paredes, carrega-se simultâneamente na tecla dessa direcção e na tecla da direcção oposta.


CRÉDITOS

  • Jogo feito por Jaime Grilo usando:
  • - Arcade Game Designer eXpert (AGDX) da AGDLabs (uma versão modificada do Arcade Game Designer (AGD) 4.7 de Jonathan Cauldwell)
  • - AGDMusicizer II por David Saphier
  • Tela de carregamento (loading screen) por Filipe Veiga
  • Música por Pedro Pimenta
  • Fonte: PAW Fonts
  • Jogo testado por André Luna Leão