RESTLESS ANDRE (versão portuguesa)
O JOGO
Jogo realizado para a revista ESPECTRO n.º 4.
Este é um típico jogo de arcade para o Spectrum 48K (sem
música) / 128K (com música AY) feito usando o AGDX (uma versão modificada do
Arcade Game Designer 4.7) e o AGDMusicizer II.
O personagem principal - o jogador - é o André. Aliás... O Irrequieto André - conhecido como Restless Andre.
O André foi desafiado a recolher vários tipos de pedras preciosas, espalhadas por vários cenários e não recusou o desafio.
ACÇÃO DO JOGO
O jogo tem 19 níveis jogáveis.
Em cada um deles, o André tem que apanhar, além das pedras preciosas para a sua colecção, todos os módulos de acesso para que o portal de acesso ao nível seguinte se abra.
Caso perca 1 vida, terá que apanhar novamente todos os módulos espalhados pelo nível.
Apanhar as pedras preciosas e os módulos de acesso fazem aumentar a pontuação.
Consoante os ambientes, o André poderá nadar, conduzir um buggy, pilotar um avião ou ainda pilotar uma pequena nave espacial.
Mas a tarefa do André não está nada facilitada.
Percorrendo uma panóplia de diferentes ambientes, o André vai encontrar
diversos obstáculos que o tentam impedir de ter sucesso na sua missão e que,
caso lhe toquem, retiram-lhe 1 vida:
- raias
- tubarões
- ouriços do mar
- buggys
- remoinhos (o gerador de remoinhos é inofensivo)
- carros de polícia
- aviões
- helicóptero
- pequenas naves espaciais
- sondas espaciais
- nave-mãe espacial e seus lasers
- faixas intermitentes.
Há também que ter em conta as nuvens e as poeiras cósmicas, que atrasam a progressão do nosso irrequieto personagem.
O ecrã do jogo está verticalmente dividido em 2:
- o ambiente do jogo em si (lado esquerdo, 3/4)
- o registo de vidas, pontuação e pedras preciosas
recolhidas (lado direito, 1/4).
O jogo começa com 7 vidas, encontrando-se ao longo do jogo mais 2 vidas extra.
Perdendo todas significa FIM DO JOGO.CONTROLOS
O personagem pode ser movido usando o teclado, Kempston
Joystick ou Sinclair.
Seleccione o tipo de controlo desejado pressionando 1, 2 ou
3 no menu.
Pode ainda REDEFINIR TECLAS pressionando R no Menu.
Os controlos do teclado são os seguintes:
- Q para CIMA
- A para BAIXO
- O para ESQUERDA
- P para DIREITA
- M para ENTRAR NOS PORTAIS
- ESPAÇO para PAUSA
DICA:
Quando o jogador está em movimento numa direcção e se quer pará-lo em determinado sítio sem paredes, carrega-se simultâneamente na tecla dessa direcção e na tecla da direcção oposta.
CRÉDITOS
- Jogo feito por Jaime Grilo usando:
- - Arcade Game Designer eXpert (AGDX) da AGDLabs (uma versão modificada do Arcade Game Designer (AGD) 4.7 de Jonathan Cauldwell)
- - AGDMusicizer II por David Saphier
- Tela de carregamento (loading screen) por Filipe Veiga
- Música por Pedro Pimenta
- Fonte: PAW Fonts
- Jogo testado por André Luna Leão
LINKS
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Jogar Online
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Análises e diversos:
- Planeta Sinclair